Uma das grandes obras de mobilidade em execução em Contagem, o Complexo Beatriz tem os trabalhos avançados e com ações simultâneas em desenvolvimento nesta reta final. Além da ampliação do viaduto, o novo traçado da av. João César de Oliveira e serviços complementares de drenagem estão sendo executados e vão beneficiar mais de 80 mil usuários que transitam pelo local diariamente.
Na área do viaduto, que já opera com quatro pistas no sentido Eldorado e três em direção à Sede, os serviços em andamento são de instalação de piso intertravado nas ilhas, o que vai melhorar o escoamento da água de chuva, plantio de grama e espécies arbóreas, além de implantação de drenagem superficial na alça que liga a Via Expressa com a avenida João César de Oliveira. Outra ação importante foi o restabelecimento da iluminação no viaduto.
Paralelamente, as equipes trabalham na implementação do novo traçado da av. João César, que está sendo feito mais à direita, para que, em breve, o Terminal Sede do Sistema Integrado de Mobilidade - SIM seja construído nas faixas centrais do corredor. Parte das novas pistas já foram pavimentadas, inclusive nas alças de acesso à Via Expressa, sentido Betim.
Outra ação em desenvolvimento é a limpeza da área onde será a garagem dos ônibus do novo sistema de transporte. Recentemente, foi feita a demolição de uma antiga guarita existente no local e agora o trabalho é de remoção do entulho e terraplenagem do terreno. Está previsto também o remanejamento das torres de energia e do gasoduto da Gasmig no local, parte essencial para que as obras do Terminal Sede sejam iniciadas, como detalhou o coordenador das obras de mobilidade, Lúcio Sena.
“Esperamos que o remanejamento dos gasodutos seja iniciado nesta semana e a realocação dos postes da Cemig no início de novembro. A recuperação da estrutura do viaduto sobre a Via Expressa também será feita em breve, devido a um acidente que ocorreu, quando um caminhão atingiu a viga de sustentação do elevado. Restam ainda ações de pavimentação no trecho do acesso à João César e um pequeno ajuste na geometria da pista que vai melhorar o tráfego dos veículos”, projetou.
Ainda serão concluídas também a pintura dos guarda-corpos e da passarela do elevado sobre a linha férrea, a obra de arte em grafite que está sendo criada nas paredes do viaduto 2, que está sobre a Via Expressa, além da requalificação das pistas deste corredor e demais obras complementares de sarjeta, meio-fio e passeios.
Clique aqui e confira as fotos.